CULTURA

Bairro Santa Olímpia

CORO STELLA ALPINA

O Coro Stella Alpina, entidade mantenedora do coro misto que leva este mesmo nome, e de outros grupos vocais, foi fundado em 1990. Abrigou de 1995 a 1998 o Coro Infantojuvenil Pe. Jacoh, e a partir de 2002, o grupo formado só por vozes masculinas, denominado Càneva. Possui sede própria, construída pelos próprios cantores. Seu repertório principal é no estilo montanhês alpino, seguindo o modelo dos coros trentinos. Circunstancialmente estende-se para o estilo religioso e erudito. Suas produções remontam mais de 500 apresentações em 8 estados do Brasil: BA, ES, MS, MG, PR, RJ, SC e SP; em 37 cidades; em 68 locais diferentes de Piracicaba e 145 apresentações nas comunidades tirolesas Santana e Santa Olímpia. Outros projetos paralelos que compõem suas atividades são seus registros fonográficos: CD “Canti di Montagna” (coro misto), “’Na volta gh’era” (coro masculino) e “Músicas do Navio”, este que foi especialmente um registro das canções tradicionais ainda praticadas pelos antigos moradores. Outro projeto que fomenta a prática folclórica coral é a realização do Festival “Folclore em Coro” que tem por objetivos o intercâmbio com outros grupos e concertos de músicas voltadas para este segmento artístico. Desde sua fundação, o Coro Stella Alpina e seus derivados têm a direção artística da maestrina Jânea Falcão.

CORO VÀ PENSIERO

Fundado em 2001, o coro é composto por crianças e adolescentes. Seu repertório conta com uma variedade musical destacando sempre em suas apresentações canções trazidas pelos “nonos” e outras que foram sendo incorporadas ao decorrer dos anos. Apresentou-se em várias cidades, como São Paulo, Campinas, Taubaté, e em diversos lugares em Piracicaba, e festividades do bairro.

GRUPO SANTA OLÍMPIA DE DANÇAS FOLCLÓRICAS

O Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas mantém a tradição dos imigrantes tiroleses por meio de um repertório de danças típicas folclóricas, que são a maior expressão da alegria e liberdade do povo tirolês. O primeiro grupo foi fundado no ano de 1987, com o objetivo de resgatar a cultura dos antepassados tiroleses. Inicialmente o grupo era composto apenas por integrantes adultos. Para que as gerações mais novas também pudessem praticar as danças, foram iniciados os grupos: mirim, infantil, infanto-juvenil e juvenil.  Em seus quase 30 anos, os grupos já se apresentaram em centenas de cidades do Brasil, levando e representando a nossa cultura tirolesa.