As cores da Páscoa

Durante a época da Páscoa, data em que é celebrada a ressurreição de Jesus, e em que os ovos de chocolate são maioria, uma tradição antiga persiste na colônia tirolesa de Piracicaba, formada pelos bairros de Santana e Santa Olímpia. É a tradição do tingimento de ovos, que é cultivada desde que os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil (e que já era realizada no Tirol).

Nessa brincadeira, vários ingredientes naturais, como folhas e flores de várias espécies, cascas de cebola, entre outros, são colocados num pano juntamente com um ovo de galinha, de modo a envolvê-lo. O pano é amarrado firmemente, de modo que os ingredientes fiquem bem aderidos à casca. Depois, esse embrulho é fervido até o cozimento do ovo. Alguns idosos se recordam que os mais velhos contavam que para saber o ponto de retirar o ovo, o truque é: esperar ferver e rezar uma Salve Rainha bem rezada…aí é só apagar o fogo e tirar o embrulho.

A parte mais esperada, no entanto, é a abertura do “pacote”, hora em que podem ser observadas as marcas e cores únicas deixadas pelas flores e folhas na casca do ovo depois da fervura.

Na época dos primeiros imigrantes, as famílias não possuíam muitos recursos financeiros, então não podiam comprar os ovos de chocolate para seus filhos. Porém, a alegria das crianças, e também de muitos adultos, era outra: as famílias se juntavam para colorir os ovos de galinha e trocar como presentes no domingo de Páscoa. Outro sentido dessa tradição é o religioso: mostrar às crianças que os ovos simbolizam o nascimento de um novo ser, a vida, e dessa forma chamar a atenção dos pequenos para a Ressurreição de Jesus, principal fato da Páscoa e da religião cristã.

Essa tradição foi mantida pelos moradores e hoje, apesar do chocolate, todos esperam ansiosos pelo concurso dos ovos tingidos, o qual elege os três mais bonitos. O concurso é organizado pela Associação de Moradores de cada bairro, e pelos Circolos Trentinos de Piracicaba e Santa Olímpia.

É com essa Páscoa diferente que os tiroleses de Piracicaba mantêm a tradição e a fé de seus antepassados, presenteando-se com ovos coloridos os quais representam a vida nova de Jesus Cristo.

 

(Texto: Leonardo Degasperi)

Comente este artigo!

Você pode utilizat tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>